11 de fevereiro de 2012
Polícia apreende mais bens da empresa Filadélphia
Mais dois veículos da empresa Filadélphia Empréstimos Consignados que haviam sido arrestados pela Justiça Federal foram apreendidos nessa quinta-feira (9). Os carros, que não foram apreendidos durante os cumprimentos de mandados, foram entregues espontaneamente à Polícia Federal.
Ainda nessa quinta, foram decretadas as prisões preventivas do presidente, 1º vice-presidente e do diretor operacional do grupo. O presidente da Filadélphia também é pastor da igreja evangélica Pentecostal do Evangelho Pleno e pré-candidato à Prefeitura de Lagoa Santa.
A organização cometia crimes financeiros contra a administração pública, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal em Minas Gerais e em outros 22 Estados, causando um prejuízo de pelo menos R$ 10 milhões. Acredita-se que a soma possa chegar a R$ 20 milhões.
Segundo o chefe da Delegacia de Repreensão a Crimes Financeiros, Mário Veloso, as investigações começaram no início de 2011, depois de denúncias. A maioria dos clientes era militar da Aeronáutica. A polícia não sabe precisar o tamanho da cartela de clientes, mas calcula que haja milhares de prejudicados.
O delegado afirma que foram cumpridos 84 mandados e encontrados indícios de que o grupo praticava o esquema da pirâmide, no qual os suspeitos se apropriam do dinheiro dos clientes e os remuneram com juros acima dos praticados no mercado. Porém, com o passar do tempo, a empresa não consegue honrar seus compromissos e passa a dar calotes. A igreja pentecostal seria usada para lavar o dinheiro do esquema.
Mais carros - A Polícia Federal está levantando a qualificação dos detentores de vários veículos, arrestados pela Justiça, registrados em nome da empresa e de seus administradores, que ainda não foram apreendidos. Os carros estariam na posse de empregados da empresa e pastores da Igreja Pentecostal. Caso seja comprovada que estas pessoas estejam escondendo os veículos, elas poderão ser indicadas pelo crime de favorecimento real, além do crime de formação de quadrilha.