25 de fevereiro de 2012

POLITICA - José SERRA decide. Será candidato a prefeito de São Paulo

Serra desce do muro e será candidato a prefeitura de SP



Já em campanha para o aliado, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab informou na tarde deste sábado, que José Serra será mesmo candidato a sua sucessão, enterrando assim os planos para a tão sonhada disputa a Presidência da República em 2014.

O anúncio da entrada oficial do tucano na corrida eleitoral é esperado para amanhã, domingo dia 26. Mas se tratando de Serra, poderá ser adiado mais alguns dias.

Enquanto isso, o PSDB tenta se entender e entrar em acordo de como se dará a inclusão de José Serra no processo.

Os líderes do partido se dividem entre adiar as prévias, – inicialmente marcadas para 04 de março – e convencer Serra a se submeter a liturgia interna ou descartá-las de vez.

SERRA DESISTE DA PRESIDÊNCIA PARA DISPUTAR A PREFEITURA, DIZ KASSAB
Maíra Teixeira – Folha de São Paulo

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), disse neste sábado (25) que o tucano José Serra tem um projeto de cinco anos com a cidade de São Paulo. Ao dizer isso, Kassab indica que Serra desistiu de se candidatar à Presidência da República. A referência dos cinco anos de trabalho pela cidade inclui a candidatura de Serra neste ano e mais quatro anos como prefeito.

“Essa questão [de se candidatar à Presidência] está encerrada na vida do Serra. Ele abandona esse projeto. Ele deixou isso muito claro. Ele tinha um grande projeto, aliás legítimo, de ser presidente. Caso fosse candidato de novo, se fosse eleito, seria um grande presidente, mas ele entendeu que deveria abandonar esse projeto. E ele abandonou”, afirmou Kassab em uma visita a uma praça da Freguesia do Ó, zona norte da capital.

Segundo o fundador do PSD, a partir de agora a vida pública do tucano está toda voltada para a cidade de São Paulo. “As suas preocupações, seus projetos, seus estudos [estão voltadas para São Paulo]. É por isso que eu digo que a cidade ganha com um grande pré-candidato, depois um grande candidato e prefeito. Os próximos cinco anos dele serão voltados para a cidade.”

Kassab disse que Serra definiu sua posição ontem. Depois disso, os dois conversaram pessoalmente sobre uma aliança e apoio entre o PSDB e PSD.

“Eu o apoio porque ele é ótimo para a cidade. Ele é meu candidato, terá meu voto. O Serra, por sua história, não precisa de nenhuma condição”, ressaltou Kassab.

Perguntado se a aproximação do PSD com o PT e seu pré-candidato, Fernando Haddad, teria sido o motivo da decisão de Serra, o prefeito disse que não. “Ele não demorou a se posicionar. Cada partido tem o seu tempo. As convenções são em junho. O Serra não demorou, ele definiu dentro dos prazos. Não tem ligação [com as conversas do PSD com o PT].”

Sobre a possibilidade de Serra ter em sua base o PSD e o antigo partido de Kassab, o DEM, o prefeito não vê problema. “O Serra tem experiência na vida pública, é um conciliador. Todos os partidos que entendem que ele é o melhor para a cidade de São Paulo saberão compreender e apresentar sua visão para que seja um bom candidato”, afirmou.

Sobre uma possível chapa “puro-sangue” do PSDB, Kassab disse que é possível, mas diz que não acredita que isso ocorra. “Uma aliança ampla como está sendo feita pressupõe uma chapa com candidatos de outros partidos.”