20 de maio de 2009

A trajetória política de homem talhado pela ética


Foto: Dep. Federal José Fernando Aparecido de Oliveira (PV)


José Fernando Aparecido de Oliveira é casado, pai de um filho de três anos de idade. É filho do embaixador e ex-ministro da cultura José Aparecido de Oliveira, uma das maiores reservas morais do Brasil e de Maria Leonor Gonçalves de Oliveira, ingressou na carreira política ainda jovem, como chefe de Gabinete na Secretaria de Estado de Assuntos Municipais e Agricultura, consolidou-se como homem público eleito como prefeito de Conceição do Mato Dentro. Na época o prefeito mais jovem do País. Antes disso, ainda adolescente, atuou como ambientalista na defesa do meio ambiente da região de Conceição de Conceição do Mato Dentro, onde participou da fundação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA).
Anos depois, formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e foi um dos criadores da ONG Sociedade dos Amigos do Tabuleiro, que liderou o movimento pela criação do Parque Municipal do Tabuleiro, um dos maiores do Estado com área de 3 mil hectares.

Em sua gestão como prefeito, eleito por duas vezes (2001-2006), marcou a história do município pela atuação moderna, dinâmica, com espírito inovador, competência político-adminstrativa reconhecida nacionalmente e, sobretudo, com mãos e consciência limpas. José Fernando trabalhou pelo meio ambiente e o eco turismo no município e região e fez investimentos significativos em outras áreas tais como: saúde, educação, saneamento, transporte, habitação e cultura. Neste período, Conceição do Mato Dentro conquistou o primeiro lugar no ranking do ICMS cultural no estado, superando inclusive, as cidades tombadas pelo patrimônio histórico e obteve ainda o título de capital mineira do Eco turismo.
O municipalismo, a inserção regional e a defesa de um novo Pacto Federativo, mais transparente e igualitário sempre foram uma de suas preocupações, que despontou como liderança reconhecida e atuante na região. Como presidente da Associação Microrregional do Médio Espinhaço (AMME) José Fernando foi a principal figura política na idealização e articulação para a criação da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, reconhecida pela Organização das Nações Unidas para Ciência Educação e Cultura (UNESCO) em 2005. Também presidiu a Federação Mineira de Associações dos Municípios (FEMAM) e foi diretor nacional da região sudeste da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Ainda na busca pelo aperfeiçoamento da gestão municipal, ocupou o cargo de presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde Centro-Nordeste – CIS/CEN - de 2001 a 2002 e foi o fundador e primeiro diretor de Meio Ambiente da Associação Mineira dos Municípios Mineradores(AMIG).

Nas últimas eleições, com apenas 32 anos de idade, foi eleito deputado federal pela primeira vez. Atua intensamente, e honra seu mandato apresentando mais 80 proposições, dentre Projetos de Lei, Propostas de Emenda à Constituição e Sugestões ao Executivo.
José Fernando é membro titular da Comissão de Minas e suplente na de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN), na qual é presidente de uma idealização de sua autoria: a Subcomissão da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. O deputado federal mineiro também participou da criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura, sendo escolhido pelos colegas para liderar a iniciativa que já é reconhecida pelas personalidades da área.
Ainda no ano de 2007, elegeu-se presidente do Partido Verde de Minas Gerais, espaço onde vem desempenhando um trabalho em prol da ampliação e do fortalecimento da legenda no seu estado.
Atualmente o deputado federal José Fernando Aparecido de Oliveira, é presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura e é titular nas comissões de Minas e Energia e da Relações Exteriores e Defesa Nacional além presidir a sub-comissão da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.


Acompanhe um pouco de sua trajetória:

Formou-se Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Assuntos Municipais e da Agricultura Pecuária e Abastecimento do Governo de Minas Gerais - 1999 e 2000.
Diretor-geral da TV e Rádio Bom Jesus – FM 98.7, de Conceição do Mato Dentro - 1994 a 2000.
Segundo Vice-presidente da Associação Mineira de Rádio e Televisão – AMIRT - 1995 e 2006.
Vice-presidente da Associação Mineira de Televisões Educativas e Comunitárias – AMITEC - 1998 a 2006.
Presidente do Conselho Diretor do Programa Mineiro de Incentivo à Produção de Aguardente – Pró-Cachaça - 1999 e 2000.
Presidente da Associação Microrregional do Médio Espinhaço – AMME - 2001, 2002, 2004 e 2005.
Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde Centro-Nordeste – CIS/CEN - 2001 a 2002.
Presidente da Federação Mineira de Associações Microrregionais de Municípios – FEMAM - 2002 a 2004.
Vice-presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais - 2004 a 2006.
Diretor de Meio Ambiente da Associação Mineira dos Municípios Mineradores – AMIG - 2005 a 2006.
Diretor Nacional da Região Sudeste da Confederação Nacional de Municípios – CNM - 2003 a 2006.
Prefeito Municipal de Conceição do Mato Dentro - 2001 a 2004; reeleito em 2005 e 2006.
Deputado Federal pelo Partido Verde – PV/MG
Presidente Estadual do Partido Verde de Minas Gerais
Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura