30 de junho de 2009

LAGOA SANTA - Projeto dos Vereadores Genesco Neto (PMDB) e Aline da Farmácia (PTB) promove audiencia publica na Câmara Municipal


AUDIÊNCIA PUBLICA – JUBILEU NOSSA SENHORA DA SAÚDE, FESTA DE AGOSTO
Moradores se reúnem na Câmara Municipal para pedir que a festa volte à Praça Dr. Lund, uma tradição centenária, mas prefeito não cede

Presidente da Casa, Genesco Neto, comandou a reunião na noite desta quinta-feira, 25 de junho, a Câmara Municipal de Lagoa Santa, Casa da Cidadania, abriu suas portas para ouvir o “clamor popular”. Coma realização da primeira Audiência Pública da gestão Genesco Neto, a população lagoassantense teve a oportunidade de exercer seu papel de cidadãos e decidir que rumo deve tomar a festa da padroeira Nossa Senhora da Saúde, ou Festa de Agosto, como também ficou conhecida.

A Audiência Pública teve como pauta:

. Valorização cultural e religiosa da Festa de 15 de Agosto;

. Inclusão da festa no calendário Oficial de festas no Município;

. Regulamentação do local de sua realização: Ginásio Poliesportivo ou no centro de Lagoa Santa (Praça Dr. Lund).

Para um debate em alto nível, além da mesa diretora, formada pelos vereadores e auxiliada pelo departamento jurídico, a Audiência Pública contou também com grande participação popular. Estiveram presentes também representantes religiosos, representantes dos barraqueiros, do comércio de Lagoa Santa, representantes da Prefeitura, com a presença do Secretário de Turismo Túlio Coutinho e da historiadora Marlene Luzia.

Para o aposentado Guilherme Silveira Garcia, natural do Rio de Janeiro e morador de Lagoa Santa há 16 anos, a festa da Padroeira de Lagoa Santa ganhou uma identidade única, e que não pode se perder com o tempo, e fala do exercício da cidadania com a realização da Audiência Pública. “Primeiramente devemos ficar felizes por termos esse privilégio de discutirmos essa tradição de 184 anos de história. Sou nascido no Rio de Janeiro e de lá já ouvia falar dessa festa, que mobilizava multidões pelas ruas da cidade, mas que hoje está perdendo sua identidade. A cidadania é isso, a participação do povo na luta pela tradição e resgate cultural de nossa história. Lagoa Santa tem uma identidade cultural com o Mundo, e não pode deixar que se apague”.

Para a representante dos barraqueiros, senhora Maria das Dores, a festa de Agosto é fundamental para a história da cidade, e aproveita a oportunidade para cobrar mais ajuda da Prefeitura na estruturação da festa e que seja revisto o preço cobrado por barraca para o trabalho na festa. “Nós barraqueiros queremos que a festa volte para as ruas da cidade. É uma falta de consideração da Prefeitura fazer isso com o povo, esconder nossa festa. E o preço cobrado por barraca para cada dia de festa é muito alto, o que acaba privando a população de participar, fazendo com que barraqueiros de outras cidades tomem nosso lugar”. Conforme apurado, um funcionário da Secretaria de Turismo e Cultura, disse que o preço cobrado por cada barraca de alimentação na festa do ano passado girou em torno de 900 reais, considerado alto para a grande maioria dos barraqueiros, e que provavelmente a festa continuará sendo no Ginásio Poliesportivo, conforme os anos anteriores.

Para a escritora Marlene Luzia, a luta pelo resgate cultural da história da cidade não para por aqui, e que todos devem manter uma luta constante para que as tradições de Lagoa Santa não se percam com o tempo. “Desde criança já era apaixonada pelas histórias de Lagoa Santa, contada por meus antepassados. Graças a essa minha paixão por Lagoa Santa eu tenho conseguido força para lutar e tentar manter viva nossa história”. A escritora finaliza ainda: “Como diria o ex-ministro da cultura no Governo Sarney, José Aparecido de Oliveira – ‘Um homem sem cultura é um corpo sem alma’. E esse meu sentimento, que nossas tradições estão se perdendo com o tempo e que sem nossa cultura não temos nada. Nunca podemos esquecer disso: Lagoa Santa tem a sua própria história.”

A Câmara Municipal também quer saber sua opinião sobre a Audiência Pública. No espaço “Fala Cidadão” da Câmara foi disponibilizada uma urna para que os cidadãos lagoassantense possam expressar sua vontade sobre o local da realização da festa. No site da Câmara está disponibilizada uma enquête sobre o assunto. Na matéria “Qual a sua opinião”, você pode votar e ver o resultado parcial da enquête.

Exerça sua cidadania. Vote! Participe!

Jornalista: Felipe Cruz

Fonte: http://www.cmlagoasanta.mg.gov.br