5 de fevereiro de 2012

ENTREVISTA DO VEREADOR GENESCO NETO



O Blogger Lagoa Santa, esta publicando a entrevista do Vereador Genesco Neto, entrevistado pelo Jornal Horizonte.

1 – Jornal Horizonte – Quando surgiu o desejo de entrar na vida pública?
Genesco Neto – Não foi necessariamente um desejo, mas sim, obra do destino. Eu venho de uma família de tradição na vida pública, e como dizem os mais experientes, quem herda não furta. Eu não virei político, eu nasci político.

2 – Jornal Horizonte – Quem são suas referencias na vida pública?
Genesco Neto – Meu pai, Genesco Aparecido de Oliveira Júnior, três vezes Prefeito de Lagoa Santa; meu avô; nosso saudoso Embaixador José Aparecido de Oliveira, além do pensador e político britânico, Winston Churchill.

3 – Jornal Horizonte –
Lagoa Santa passa por um momento de transformação política, com novas lideranças surgindo. Para você, essa transformação e essas “novas caras” ditarão o rumo da política no município?
Genesco Neto – Está clarividente que estamos num momento de transformação política, não só em Lagoa Santa, mas em todo o país. Os movimentos populares, os grupos organizados, o grito das ruas têm nos apontado alguns nomes, que certamente, estarão renovando o quadro político e administrativo de nossa cidade, que tem uma lagoa que é santa.

4 – Jornal Horizonte – Por ser bem resolvido financeiramente, você não busca o enriquecimento pelas vias públicas como vários políticos. Então, qual o seu principal objetivo nesta carreira?
Genesco Neto – O compromisso do homem público é servir a coletividade, dar-se, entregar-se. É nessa direção que ocupo o espaço público da representatividade, com o objetivo de trabalhar sempre pelo bem comum.

5 – Jornal Horizonte – Após grande “clamor popular”, o Senado e a Câmara Federal estão tentando fazer uma Reforma Política. Pra você, o que de mais importante pode sair dela?
Genesco Neto – Vou me abster de comentar essa pergunta, por que no meu ponto de vista, nesse momento, não deveriam estar tentando fazê-la, já deveriam ter feito. Sou de uma geração que anseia mudanças rápidas, claras e eficazes.

6 – Jornal Horizonte – Mesmo tão jovem, foi eleito o Vereador mais bem votado de seu partido, do qual é o Presidente Municipal, o PMDB. Logo em seu primeiro ano de mandato como Vereador, foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Lagoa Santa. Além de ter feito história por ter sido o Presidente mais jovem da história dessa Câmara, o que mais você fez que poderia ser destacado?
Genesco Neto – Minha administração à frente da Câmara proporcionou a maior reforma estrutural e administrativa da história da Casa. Quando aqui chegamos, existia um verdadeiro sucateamento dos instrumentos de trabalho, mas graças a Deus, com uma administração de vanguarda, pés no chão, alcançamos nossos objetivos. Como marco de minha administração apresento o no plenário da Câmara, que expandiu sua capacidade de 30 para mais de 100 lugares muito bem distribuídos.

7 – Jornal Horizonte –
Você foi autor do Projeto de Lei que estabelece o “Ficha Limpa” em Lagoa Santa. É o que a população queria, a moralização dos órgãos públicos?
Genesco Neto – Volto a afirmar, sou de uma geração que não aceita a malversação do dinheiro público, o desvio de conduta e a falta de ética das pessoas. Por conseguinte, fui autor do projeto Ficha Limpa em Lagoa Santa, a fim de que ele limpe as manchas da corrupção na cidade, por que nós, jovens e cidadãos de bens, não seremos mais passivos a isso.


8 – Jornal Horizonte – As Redes Sociais estão cada vez mais evidentes e fiscalizadoras da vida dos políticos, e por você ser adepto a elas, você se considera mais vulnerável às críticas?
Genesco Neto – Sou adepto as redes sociais desde o início de 2011, e lhe confesso que não acreditava tanto em seu poder de mobilização. Acredito ser inviável alguém se lançar na vida pública sem compartilhar informação nas redes sociais. Não tenho medo delas, muito pelo contrário, as utilizo sempre a meu favor e a favor da população.

9 – Jornal Horizonte – Em 2012 teremos eleições municipais, e seu nome surge com grande aceitação em Lagoa Santa na disputa pelo cargo de Prefeito, principalmente entre os jovens. Se esse desejo permanecer, você poderá ser uma dessas “novas caras” da política da cidade?
Genesco Neto – É natural que meu nome surja em todos os momentos políticos de Lagoa Santa. Sou filho de um dos maiores benfeitores dessa cidade, e hoje tenho a honra de ser o mais jovem Vereador da cidade. Dentro desse contexto de renovação política que passa nosso país, os jovens são chamados a ocupar lugar de destaque na vida pública. Dentro dessa ótica, coloquei meu nome à disposição do partido, o PMDB, e do povo de Lagoa Santa, numa missão animadora e de muita responsabilidade, a de reconstruir a cidade.

10 – O que Lagoa Santa pode esperar de você como um jovem político, com um futuro promissor na vida pública?
Genesco Neto – Tenho orgulho de amar e ter começado minha vida pública em Lagoa Santa como meu pai, o que nos dá, ou melhor, nos exige dedicação, compromisso, responsabilidade, honestidade e muito respeito pelas pessoas. Essas palavras eu carrego comigo sempre, e honrarei todos os dias cada voto de confiança em mim depositado.
Rapidinhas
Uma Pessoa – Meu pai, Genesco Aparecido de Oliveira Júnior;
Família – A base de tudo, onde cito minha avó, Sra. Delma Pinto Coelho de Oliveira;
Eleições 2012 – Um grupo forte e de coalizão;
Um político – Cito dois, nosso ex-presidente Lula e o britânico Winston Churchill;
Lagoa Santa – Trabalharei muito para que a população volte a confirmar a frase do Paleontólogo Peter Lund: “aqui sim é um bom lugar pra se viver”;
Educação – Essencial para a vida;
Juventude – O amanhã;
Futuro – Nas mãos dos jovens;
Um livro – A Bíblia;
Uma mensagem à população – “Desejo a todos os cidadãos lagoassantenses e a todos os leitores do Jornal Horizonte um Natal repleto de paz, amor, harmonia e na presença de Deus pai, e que em 2012 todas as nossas metas e objetivos sejam alcançados. Muito obrigado por tudo”.