1 de fevereiro de 2012

Lagoas transbordam e inundam parte da cidade de Confins



O nível da água da Lagoa de Cima subiu muito e elevou também as águas da Lagoa Vargem Bonita (popularmente conhecida como Lagoa de Baixo)

Duas lagoas transbordam em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e alagaram parte da cidade. O Corpo de Bombeiros se deslocou para verificar se há vítimas ou pessoas ilhadas no Hotel Fazenda Confins, que fica às margens da Lagoa Vargem Bonita (popularmente conhecida como Lagoa de Baixo). Perto do local há também a Lagoa de Cima.

Segundo informações do hotel, a águas da Lagoa de Cima subiram muito e, como deságuam na outra represa, contribuíram para o transbordo. Desde o início do mês, a cidade vem sofrendo com inundações.

A região da piscina e alguns cômodos do hotel foram totalmente cobertos pela água. Algumas casas às margens da lagoa também foram inundadas. Responsáveis pelo hotel temem que o nível de água suba ainda mais e atrapalhe a hospedagem para o Carnaval. Os clientes já foram avisados da possibilidade de problemas causados pelas águas e alguns cancelaram a reserva para o período.

Segundo o chefe de gabinete da prefeitura, Claudinei Ribeiro, a região das lagoas já sofre há mais de um mês com a elevação do nível de água, mas a situação está sob controle. “É um estado de alerta, porém não há risco para população”. De acordo com Ribeiro, as áreas inundadas ficam muito perto do leito das lagoas e com a subida da água é normal que sejam atingidas.

A prefeitura está estudando uma solução para retirar a água acumulada na região por meio de um sistema de bombas. Ribeiro explica que devido às chuvas, a água da Lagoa de Cima desceu e ficou empossada na área mais baixa. O Corpo de Bombeiros disse que cerca de 20 famílias ficaram desalojadas, informação não confirmada pela prefeitura.